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Søren Kierkegaard (1813-1855) é autor de uma obra personalíssima, que abre uma nova via no pensamento. Situa o sujeito existente, o ser humano real e histórico, como fundamento de todo o ato de pensar. Com isso, constrói uma nova concepção do conhecimento e da verdade, que já não é a concepção abstrata e eterna que o idealismo e o racionalismo tradicionais tinham sustentado. O existente concreto e particular, com a sua carga subjetiva e a sua aspiração espiritual, coloca-se, dessa forma, no centro da reflexão. Quando, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, os filósofos relacionados com a corrente existencialista tentam reformular, a partir dos escombros, uma nova filosofia moral e uma cultura, não procuram as abstrações que propiciaram a barbárie, mas sim a revolução kierkegaardiana rumo ao centro do ser humano. A partir dessa recuperação, descobriu-se no pensador dinamarquês uma enorme riqueza na qual a Psicologia, a Filosofia e o gênio literário se colocam a serviço de uma tarefa religiosa: levar o ser humano individual à essência do cristianismo.