Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A questão da Nação ressurge por toda a Europa. Da Jugoslávia às fronteiras da Rússia, este aspecto assume, nos nossos dias, o rosto da guerra. Quais são as raízes profundas destes conflitos? Como solucioná-los, quando o princípio «universal» do Estado-nação se mostra inadaptado?
Stéphane Pierré-Caps relembra a história das consciências nacionais, das concepções de identidade, de que saíram as minorias na Europa Central e Oriental. A sua experiência particular oferece novas formas de pensar as relações entre o Estado e a Nação. Possibilita conceber modelos inéditos de organização política. Autoriza a imaginar um novo quadro para viver em conjunto, o da multinação.
Da Europa Central, dilacerada pelo nacionalismo, à Europa Ocidental perturbada pela supranacionalidade de Maastricht, o problema é o mesmo: o futuro da Europa estará na multinação?
Uma análise aguda da situação europeia contemporânea e a proposta de hipóteses arrojadas, mas verosimilhantes, para que a Europa não se esvaia num momento que parece cada vez mais próximo.