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Você pode perfeitamente ter sucesso como líder brilhante e vencer a série de problemas ‘assassinos’ que todos os gestores têm de enfrentar!
Três razões para ler este livro: A verdade sobre a formação de equipas ganhadoras e sobre a definição de funções de alta produtividade
A verdade sobre o facto de os colaboradores ‘felizes’ nem sempre serem os mais produtivos
A verdade (surpreendente) sobre os comportamentos que quer realmente recompensar
Simplesmente, as melhores ideias sobre gestão
A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE
Este livro revela 53 princípios comprovados para lidar com qualquer desafio de gestão
PREFÁCIO
Os gestores são constantemente bombardeados com conselhos de consultores, de professores, de jornalistas de negócios e dos mais variados ‘gurus’ da gestão sobre a forma de gerir os seus colaboradores. Muitos destes conselhos até são bem elaborados e valiosos. Contudo, a maioria consiste em generalizações grosseiras, ambíguas, incoerentes ou superficiais. Outros estão mesmo completamente errados. Além disso, independentemente da qualidade, parece não haver abrandamento no fluxo destes conselhos. Bem pelo contrário.
Os livros sobre gestão e negócios substituíram a literatura sobre sexo, auto-ajuda e perda de peso nas listas dos best-sellers de literatura não-ficcionada. Ensino e escrevo sobre a gestão de pessoas em contexto de trabalho há mais de 35 anos. Como parte da minha pesquisa para os meus livros, li mais de 25 000 estudos (experimentais) sobre comportamento humano. Apesar de os meus amigos mais práticos serem, quase sempre, muito rápidos a criticar investigações e o teste de teorias, este estudo forneceu-me inúmeras visões sobre o comportamento humano. Infelizmente, até à data, ainda não existia nenhum estudo sumário e conciso sobre pesquisa comportamental que deitasse fora o jargão e que fornecesse aos gestores a verdade sobre o que funciona ou não na gestão de pessoas em contexto laboral. Bem, isso deixou de ser verdade. Este livro foi escrito para preencher essa lacuna.
Organizei este livro em torno de tópicos-chave sobre as problemáticas do comportamento humano com que os gestores mais se deparam: contratação; motivação; liderança; comunicação; formação de equipas; gestão de conflitos; definição de funções; avaliações de desempenho e adaptação à mudança. Em cada área problemática, identifiquei um conjunto de tópicos que são relevantes para os gestores e sobre os quais existem dados de investigação suficientes para se poderem retirar conclusões. Em complemento, incluí sugestões para o ajudar a aplicar esta informação e melhorar a sua eficácia. E, no final, apresento a lista das referências em que os capítulos se baseiam.
Para quem é que escrevi este livro? Para gestores em funções e para os que aspiram a funções de gestão - de Administradores a aspirantes a Directores. Escrevi-o porque acredito que não deve ser necessário ler livros detalhados sobre recursos humanos e comportamento organizacional para se saber a verdade sobre a gestão de pessoas no trabalho. E, também, porque defendo que não deve ser necessário frequentar um curso sobre gestão executiva numa universidade de prestígio para se conhecer a realidade.
Porém, uma coisa é certa: o que retirar deste livro irá depender, obviamente, dos seus conhecimentos sobre comportamento organizacional. Por exemplo, os que fizeram recentemente um MBA irão descobrir que este livro é um resumo conciso da matéria que estudaram durante tantos meses. Não irão encontrar teorias elaboradas ou referências aos maiores investigadores, mas antes interpretações precisas de resultados de pesquisas. Para os que não se mantiveram ao corrente com as investigações recentes em comportamento organizacional, ou para aqueles com pouco treino académico formal, este livro deverá fornecer uma visão completa sobre as formas de gerir pessoas no trabalho.
Cada um dos 53 tópicos tem o seu próprio capítulo. E cada capítulo é, na sua essência, independente dos outros. Pode lê-los pela ordem que desejar. Melhor ainda, não irá precisar de ler o livro de uma assentada. Foi concebido para múltiplas ‘leituras rápidas’. Leia alguns capítulos, pouse-o, e torne a pegar nele mais tarde. Não existe nenhuma linha de enredo para acompanhar.
Stephen P. Robbins
Índice
Prefácio
Parte I A verdade sobre as contratações de pessoal
Verdade 1: Esqueça os traços de personalidade: o que importa é o comportamento
Verdade 2: Antevisões realistas: o que vê é o que vai obter
Verdade 3: Dicas para melhorar as entrevistas de recrutamento e selecção
Verdade 4: A inteligência conta, ou, em caso de dúvida, contrate sempre pessoas inteligentes
Verdade 5: Não confie demasiado na verificação de referências
Verdade 6: Em caso de dúvida, contrate pessoas conscienciosas!
Verdade 7: Contrate pessoas que se encaixem na sua cultura organizacional: o «bom colaborador» para mim pode não lhe servir
Verdade 8: Faça a gestão da socialização dos novos colaboradores
Parte II A verdade sobre a motivação dos colaboradores
Verdade 9: Porque muitos colaboradores não se sentem motivados no trabalho, hoje em dia
Verdade 10: Colaboradores felizes não são necessariamente trabalhadores produtivos!
Verdade 11: Dizer aos colaboradores para darem o seu melhor não é o mesmo que conseguir o melhor deles
Verdade 12: Nem todos querem participar na definição dos seus próprios objectivos
Verdade 13: Os bons profissionais estão sempre absorvidos pelo que fazem
Verdade 14: Quando der feedback, critique os comportamentos, não as pessoas
Verdade 15: Saiba que obtém aquilo que recompensar
Verdade 16: Tudo é relativo!
Verdade 17: Formas de motivar colaboradores pouco qualificados e mal pagos
Verdade 18: Há coisas mais importantes que a motivação para os colaboradores de alto desempenho
Parte III A verdade sobre liderança
Verdade 19: A essência da liderança é a confiança
Verdade 20: A experiência conta! Errado!
Verdade 21: A maioria das pessoas PENSA que sabe o que é ser um grande líder
Verdade 22: Os líderes eficazes sabem enquadrar os assuntos
Verdade 23: Você alcança o que espera
Verdade 24: O carisma pode ser aprendido
Verdade 25: Faça os outros dependerem de si
Verdade 26: Adapte o seu estilo de liderança às diferentes culturas, ou seja, em Roma…
Verdade 27: Quando a liderança NÃO é importante
Parte IV A verdade sobre comunicação
Verdade 28: Ouvir não é escutar
Verdade 29: Escolha o canal de comunicação adequado
Verdade 30: Esteja atento aos rumores
Verdade 31: Homens e mulheres efectivamente comunicam de forma diferente
Verdade 32: O que você faz sobrepõe-se ao que você diz
Parte V A verdade sobre a formação de equipas
Verdade 33: O que sabemos que faz com que as equipas resultem
Verdade 34: 2 + 2 não são necessariamente 4
Verdade 35: Uma maçã podre estraga o cesto
Verdade 36: Não somos todos iguais: o estatuto importa!
Verdade 37: Nem todos conseguem fazer parte de uma equipa
Parte VI A verdade sobre a gestão de conflitos
Verdade 38: Quando o conflito é importante
Verdade 39: Cuidado com o pensamento único
Verdade 40: Como reduzir os conflitos ‘trabalho-vida pessoal’
Verdade 41: negociar não é perder ou ganhar
Parte VII A verdade sobre a definição de funções
Verdade 42: Nem todos querem um trabalho desafiante
Verdade 43: Quatro acções de definição de funções que irão tornar os colaboradores mais produtivos
Parte VIII A verdade sobre a avaliação do desempenho
Verdade 44: Balanços anuais: a melhor surpresa é NÃO existirem surpresas!
Verdade 45: Eu não tenho a culpa! O papel das auto-avaliações pré-concebidas
Verdade 46: A razão de ser para o feedback a 360 graus: mais É melhor
Parte IX A verdade sobre a adaptação à mudança
Verdade 47: A maioria das pessoas resiste a qualquer mudança que não se reflicta nos seus bolsos
Verdade 48: Você PODE ensinar truques novos a um cão velho
Verdade 49: Encoraje a participação para diminuir a resistência à mudança
Parte X Algumas considerações finais sobre a gestão do comportamento
Verdade 50: As primeiras impressões contam!
Verdade 51: As pessoas não são totalmente racionais: não ignore as emoções!
Verdade 52: A rotação dos colaboradores pode ser uma coisa boa
Verdade 53: Cuidado com as soluções milagrosas
Referências
Sobre o autor