Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Noite é uma peça de teatro de Manuel António Pina, que foi estreada em 24 de janeiro de 2001 no Teatro da Vilarinha (Porto), pela companhia Pé de Vento.
Como nos diz o autor na sua carta de intenções para a encenação, «A ação passa-se em três tempos, dominados pelos dois aparecimentos de Vénus no horizonte visível, ora como "estrela da tarde" ora como "estrela da manhã", isto é, pela morte e pelo renascimento: fim da tarde, dia (manhã) e, entre ambos, a imensa e estelar noite simbólica. O tempo cronológico exterior da ação é atravessado horizontalmente por dois tempos interiores: o tempo presente, o da narração […] e o tempo parado e intemporal da memória e/ou da imaginação […]. Os dois irmãos gémeos pretendem representar a duplicidade e contradição interna de cada homem: ativo/passivo, terra/céu, luz/obscuridade, matéria/espírito, realidade/sonho, esperança/medo. […] A Mãe é a segurança, a vida prática e quotidiana: a Terra. O Pai é a desmesura e o sonho, a imaginação criadora, a fantasia: o Céu. […]»
Realidade? Sonho? A resposta é a noite. Isto é, o teatro; isto é, a realidade e o sonho. A presente edição conta com ilustrações e design de Abigail Ascenso.