Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
«Poderia Deus ter feito o mundo de forma diferente?»
«O que há de mais incompreensível no universo é que este seja compreensível.» Esta afirmação de Einstein expressa o seu espanto por as leis da física, que as nossas mentes parecem de certa forma preparadas para compreenderem, se aplicarem não só aqui, na Terra, mas também em qualquer outro sítio para onde olhemos.
A nossa atitude perante este mistério vai depender da nossa resposta a outra das perguntas de Einstein: «Poderia Deus ter feito o mundo de forma diferente?» O nosso universo, com as leis físicas que o dominam, pode vir a revelar-se o único resultado possível de uma teoria fundamental, ou seja, por outras palavras, pode acontecer que a natureza admita apenas uma fórmula de um universo. Alternativamente, as leis subjacentes podem ser mais permissivas, podem autorizar muitas fórmulas que levem a muitos universos diferentes, e estes universos podem existir de facto.
«Neste livro defendo que o conceito de multiverso já faz parte da ciência empírica; podemos já ter recebido intimações de outros universos e até tirado conclusões acerca delas e das fórmulas que as produziram. Num conjunto infinito, a existência de alguns universos aparentemente em condições de acolherem a vida não seria surpreendente; o nosso próprio habitat cósmico pertenceria manifestamente a este invulgar subconjunto. Todo o nosso universo é um oásis fértil dentro do multiverso.»
Martin Rees
Com assinatura.