O teatro no Porto no período entre guerras: Os teatros Carlos Alberto e São João 1914/1945

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

O teatro no Porto no período entre guerras: Os teatros Carlos Alberto e São João 1914/1945
Autor(a)
Joana Miguel Moreira
Género Literário
Histórico
Sinopse

Ao longo dos tempos, o teatro refletiu as necessidades, as preocupações, reproduziu os comportamentos e os ideários dominantes, pelo que a análise da produção dramática e da representação teatral se converte num instrumento útil para o conhecimento de uma determinada época sob o ponto de vista cultural e social. Este livro debruça-se sobre um tempo de mudanças. A I Guerra Mundial marcou o início da era dos extremos, constituindo um período complexo a nível internacional mas também em Portugal.

Modas, costumes, hábitos importados que se adotaram, revoluções, representações dos espaços sociais de convívio, comunidades que os frequentavam e as suas características eram visadas nas temáticas dos textos de teatro, que pretendiam uma aproximação à realidade, mimetizando-a de forma a que a sua reprodução se aproximasse do público que procurava entretenimento e identificação, criticando, também, alguns costumes que se propagavam a par das inovações e o reflexo das inquietações que estas acarretavam.

O livro mostra, para o período entre 1914-1945, as mudanças ideológicas e comportamentais ocorridas na transição da I República para a Ditadura Militar e Estado Novo, através da análise dos textos dramáticos de autoria nacional e respetivas representações nas salas de espetáculo selecionadas, bem como as críticas obtidas.

Idioma
Português
Preço
11.20€
Estado do livro
Bom estado de conservação geral.
Sinais leves de uso na capa. Picos de acidez no exterior das páginas.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Bookmaniacs

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária, Mbway (quando disponível)

Outros meios de contacto:

, ,