Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O século XX marca a passagem definitiva de uma sociedade agrária para uma sociedade industrializada, bem como a emergência de uma sociedade dominada pelos meios de comunicação. No tecido social, as organizações proliferam: umas rígidas e formais e, outras, dinâmicas e criativas.
Nos últimos vinte anos, assistimos a uma preocupação crescente quanto à abordagem do fenómeno «organização». A abordagem sistémica analisa-o sob o ponto de vista global, demarcando-se, assim, de uma abordagem analítica. Constitui um instrumento de análise, uma corrente de pensamento e um modo de intervenção. É, além disso, e de forma crecente, adoptada como modelo de gestão das organizações, evidenciando os seus elementos fundamentais: o subsistema tecnocognitivo, o subsistema psicossocial, estrutural e de gestão, bem como o meio ambiente em que se inserem. Perspectivando as organizações como conjuntos complexos de elementos em interacção, a abordagem sistémica permite apreender as características de coesão e de equilíbrio dinâmico, que constituem os principais desafios com que hoje se depara uma organização.
Sinais de uso na capa e contracapa. Com assinatura, pontos amarelos no exterior das páginas e sublinhados a lápis e caneta fluorescente.