Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Um dos romances mais importantes das letras hispânicas do século XX.
A ilha-prisão onde Henrique Nevers desembarca um dia para ali exercer o cargo de administrador assemelha-se a um estranho purgatório que parece conduzir a um ainda mais misterioso inferno.
Mas porque desembarcou ele aqui? Que secretos acontecimentos o empurraram para esta sua decisão abandonando a mulher que ama? A sua existência nesta penitenciária não será ela apenas uma imagem de uma outra existência? E que pretende verdadeiramente Castel, o todo-poderoso e maquiavélico governador desta ilha do diabo com quem desde o primeiro dia trava um involuntário duelo mental? Que experiências leva a cabo e qual o seu plano secreto para os prisioneiros?
A revelação final, atingida através de vislumbres parciais e mortes furtivas, lança uma inesperada luz sobre o destino de todos os personagens.Bioy Casares escreve com este livro aquela que é reconhecida como uma das narrativas mais importantes da literatura hispânica do século XX.
«É autor de alguns dos romances mais importantes das letras hispânicas do século XX, entre os quais “Plano de Evasão”, agora publicado em Portugal. Borges disse que nos livros que escreveram juntos, Casares era o mestre.»
José Riço Direitinho, Público Ípsilon