Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Desde a concepção da natureza como fonte inesgotável de recursos para o desenvolvimento humano à tomada de consciência da fragilidade do equilíbrio sociedade/natureza, o aparecimento da temática ambiental representa um dos aspectos que melhor caracterizam o clima cultural das sociedades contemporâneas.
Todavia, a esta crescente consciencialização da centralidade da questão ambiental não correspondeu ainda, até hoje, um adequado consenso na definição dos problemas, nem uma suficiente clareza na formulação dos conceitos utilizados na análise desses problemas. Só recentemente, ultrapassando as orientações antropocêntricas, é que a sociologia começou a empenhar-se na definição de um ponto de vista próprio sobre o tema do ambiente.
Este livro oferece-se, assim, como um guia para a compreensão do significado e dos conteúdos de labor sociológico sobre os temas ambientalistas, fornecendo uma introdução às linhas fundamentais de investigação teórica e empírica. Nomeadamente, partindo de uma breve reconstrução de algumas etapas essenciais do pensamento sociológico, detém-se nos movimentos ecologistas, no tema da percepção do ambiente e da paisagem, na utilização social dos recursos ambientais, na definição e na avaliação do risco e nas políticas ambientais, no sentido da procura de modalidades de desenvolvimento sustentável.