Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
« A definição e a compreensão das mudanças sociais e mentais na sociedade contemporânea estão intimamente associadas ao surgimento da sociologia como disciplina de conhecimento. A fenomenologia religiosa tem constituído uma instância relevante no desenvolvimento desta área cientifica, na medida em que as crenças e os grupos ou instituicões religiosas foram atingidas por essas mudanças. Simultaneamente, o religioso concorreu também para a configuração das dinâmicas de sociabilidade nas suas persistências e inovações.
0 presente trabalho situa a sua análise no período dos anos 50 a 70 do século xx, traçando o peril de uma geração pioneira nos estudos da sociologia. Esta geração apresenta-se marcada pelo reformismo católico, embora com distintos filões, próprios da secularização: a sociologia pastoral e a sociologia realizada no âmbito da Universidade, os quais revelam a autonomia de dois campos. Esta diferenciação representa também a progressiva desconfessionalização da sociedade».
António Matos Ferreira - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Universidade Católica Portuguese
«Um trabalho de investigação cuidadoso e inovador, uma obra incontornável para conhecer melhor alguns dos vectores mais significativos presentes na origem da actual Sociologia em Portugal»
Antonio Firmino da Costa - Instituto Superior de Ciencias do Trabalho e Empresa