Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Antologia de contos de autores de expressão russa, na sua maior parte inéditos no nosso país, que revelam os medos e as inseguranças de um imenso território de culturas muito diversas.
*
Uma antologia de contos de autores clássicos de expressão russa em torno do insólito, do invulgar e do sobrenatural.
Um Império, um país com uma dimensão imensa, que é também um aglomerado de culturas que nem sempre se compreendem da melhor forma, tem de ser governado, nas suas diversas encarnações, com pulso de ferro para evitar que se estilhasse. Assim, é perfeitamente natural que do lado de quem defende um todo haja o receio da falta de unidade, e, do lado oposto, o receio do abuso de poder.
O conto fantástico serviu desde sempre precisamente para, de uma forma que escapa geralmente à censura, pôr o dedo na ferida. Assim, também os contos reunidos nesta antologia – 17 textos quase todos inéditos em português e traduzidos directamente do russo – acompanham quase 100 anos da literatura e da realidade da Rússia, transmitindo aos leitores o modo como os escritores viveram os receios de uma sociedade em dois regimes diferentes e nos momentos sempre incertos de transição.
Muito mais do que uma antologia de contos, estamos perante um retrato de realidades em mutação, onde os medos e as inseguranças definem e decidem, em muitos casos, as acções humanas.
A autores como Tolstoi, Andreiev ou Tchekhov juntam-se grandes nomes do conto russo, embora menos conhecidos entre nós, e que revelam a vastidão de uma das literaturas mais importantes do mundo.