Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A loucura dos homens quando se envolvem em limpezas étnicas e em assassínios em massa
O trabalho que está na base deste livro, Madness Visible, foi editado em Junho de 1999 na revista Vanity Fair e viria a ganhar, em 2000, o National Magazine Award. Nela a autora recupera as suas memórias das sucessivas guerras que abalaram os Balcãs após a implosão da Jugoslávia comunista.
Escrito com uma enorme sensibilidade, nesta obra parte-se das experiências vividas nos teatros do conflito - Janine di Giovanni estava, por exemplo, no Kosovo a acompanhar uma unidade da guerrilha albanesa quando esta ficou sob fogo do exército da Sérvia e vários dos seus membros caíram mortos a poucos metros dela - e das memórias das atrocidades que testemunhou de perto para depois se reflectir sobre as motivações dos líderes políticos que ali criaram o inferno na terra, suscitando questões pertinentes sobre as responsabilidades dos governos e a loucura dos homens comuns quando se envolvem em limpezas étnicas e em assassínios em massa.
Num registo de reportagem envolvente, a autora faz-nos regressar aos cenários criados pela loucura de uma guerra fratricida, dá-nos a conhecer soldados anestesiados pelas atrocidades que cometem, mulheres desesperadas pela vida que levam nos campos militares, onde muitas haviam sido violadas, civis apanhados por bombardeamentos de origem incerta, bebés mortos em momentos de fúria gratuita mas alimentada pelo ódio mais cego e mais brutal.
De leitura apaixonante e envolvente, com enorme ritmo, Madness Visible atraiu a atenção da produtora cinematográfica Revolution Films, pertencente à actriz Julia Roberts, que já adquiriu os direitos para o adaptar ao cinema.