Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Um livro blasfemo do Século XVI junta-se à colecção «A Vida Privada dos Livros», dirigida por Alberto Manguel.
Com tradução e prefácio de Nuno Júdice.
Livro maldito, de cuja primeira edição apenas sobrou um exemplar, A Louçana Andaluza é uma crónica dos meios marginais, com destaque para a prostituição, da Roma de início do século xvi — antes que a sua tomada e saque pelas tropas de Carlos V, em 1527, tivesse posto fim a uma época de esplendor. A linguagem crua e a veracidade das situações apenas acentuam o carácter único desta obra que despertou reacções contrárias: de livro blasfemo a documento escrito com uma qualidade literária indiscutível, há opiniões para todos os gostos.
O texto pode agora ser julgado pelo leitor português a partir de uma tradução que nada procura esconder do original, por incómodo que seja.
Excertos
«Não sabemos a que público chegou o livro; mas é de crer que tivesse tido sucesso, porque uma das razões que o autor aponta para a sua publicação é a necessidade de ganhar dinheiro com ele. (…) O certo é que o escândalo do assunto e a liberdade com que trata situações tão escabrosas para a moral da época, usando uma linguagem que ainda hoje não faz parte das boas convenções sociais, não permitiram que o livro fosse conhecido até ao século XIX.»
Nuno Júdice, Prefácio