Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
"Jubiabá, história sobre a vida dos negros e da gente humilde de Salvador, tem como protagonista Antônio Balduíno, menino pobre e órfão nascido no morro onde convive com o ex-escravo e centenário pai-de-santo Jubiabá.
Ainda criança, Baldo tem o sonho de que, um dia, a sua história seja cantada num ABC, composição popular em louvor de heróis e santos.
Quando a sua tia de criação enlouquece, Baldo é entregue à guarda do comendador Pereira. Vivendo confortavelmente na casa nova, tem como companhia a menina Lindinalva, filha do comendador. Certo dia, porém, é obrigado a fugir, e têm início as aventuras que o tornarão famoso.
Durante um tempo, vive como mendigo, pelas ruas. Depois, torna-se o pugilista Baldo, o Negro. Frequenta o Lanterna dos Afogados, bar da beira do cais da Bahia. Compõe e vende sambas. Viaja para o Recôncavo, onde trabalha numa plantação de tabaco. Junta-se a um circo ambulante e coleciona amantes pelo caminho.
Mas Baldo permanece fiel ao seu amor platónico por Lindinalva. É graças a um pedido dela que se torna estivador e assume a liderança de uma greve geral em Salvador. Baldo toma consciência de que a escravidão ainda não acabou, e recusa-se a baixar a cabeça.
Finalmente, a sua história será cantada, e o ABC de Antônio Balduíno contará que o negro valente e brigão lutou pela liberdade do seu povo."