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Seguindo o pseudônimo de Henry Keystone estava Enrique Montoro Sagristá, um autor nascido em Barcelona em 6 de abril de 1926, mas que viveu grande parte de sua vida em Valência, cidade onde morreu em 7 de julho de 1985, razão pela qual podemos considerar membro, para todos os efeitos, daquela escola valenciana, da qual se originou principalmente a coleção Luchadores del Espacio. Sua biografia, em linhas gerais, guarda muitas semelhanças com a de outros colegas de profissão: Falangista militante desde muito jovem, participou como voluntário da Divisão Azul quando tinha apenas dezessete ou dezoito anos. Voltando da frente, sua ideologia não o libertou, como aconteceu com tantos falangistas que não se curvaram às imposições, perseguições e até mesmo prisão de Franco, onde esteve várias vezes confinado e onde, aparentemente, conheceu sua esposa, que estava um membro da Cruz Vermelha, com quem teve dois filhos.
Sua formação literária, como costumava ser nesses autores, foi totalmente autodidata, embora na juventude tenha vindo estudar química. Era um homem culto que se dedicou profissionalmente à literatura popular, fazendo amizade com outros colegas como Antonio Vera Ramírez (Lou Carrigan).
Desde a sua primeira fase como escritor, no final dos anos cinquenta e princípios dos anos sessenta, datam os quatro romances que publicou em Luchadores del Espacio e outros três na Western, a colecção ocidental da Editorial Valenciana. Após o desaparecimento de Luchadores del Espacio, Enrique Montoro se tornaria um dos mais prolíficos escritores espanhóis de romances duros, usando profusamente seu antigo pseudônimo e novos, como Cass Donovan ou Henry Burney.
Curiosamente, não voltaria a escrever nenhum outro romance de ficção científica, já que o intitulado Llegó del Espacio, publicado em 1976 com o número 24 de Galaxia 2001, é um caso particular - e inusitado - que, como veremos adiante, não é verdade. pode ser considerada uma obra original, embora também não seja, estritamente falando, uma reedição. É por isso que seus quatro romances de Space Fighters devem ser considerados, na prática, como sua única contribuição para o gênero.
No geral, pode-se concluir que, apesar de sua brevidade, o trabalho de Henry Keystone em Space Fighters foi decente e digno, bem como aceitavelmente divertido, o que, nessas circunstâncias, é mais do que suficiente. Em seus romances você encontra, em certa medida, aquele deslumbramento que me fascinou tanto quando criança e que hoje, de forma muito mais crítica, atribuo às características fundamentais desta coleção, próxima à polpa americana. em seus primórdios, isso o distinguia de seus concorrentes.
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