Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Anotações: Ilustrado em extratexto com fotografias e pinturas a preto e branco sobre papel couché.
Sendo um homem multifacetado - arquiteto, escultor, professor, projetista, escritor e filósofo, entre outras atividades - Bruno Munari é, antes de mais, um artista que reflete precisamente sobre os limites da arte e da sua interpenetração com outras formas de criatividade.
Bruno Munari propõe-se nesta obra cuja paginação representa desde logo uma aplicação do design à apresentação gráfica do discurso, analisar o que considera como os dois principais aspetos da atividade cultural, a arte pura e o design. Assim por uma busca metódica de afinidades e divergências entre ambos, onde a crítica objetiva de princípios e processos é uma constante, define o que essencialmente distingue artista e designer: naquele, a imaginação e o estilo pessoal, neste, a criatividade e, ma medida em que as formas que projeta resultam de um métodos objetivo, a ausência de qualquer estilo.
Operaram-se tantas alterações no mundo da arte: alguns artistas continuam a laborar nos moldes tradicionais, e outros há que procuram novas vias de conhecimento e de comunicação. Cria-se, assim, uma cisão entre artistas continuadores de técnicas antigas e artistas investigadores de novas técnicas. Este livro pretende analisar os dois principais aspetos desta atividade cultural: a arte pura e o design. Esclareça-se desde logo que esta análise não pretende demolir ou exaltar um aspeto da questão em favor ou desfavor do outro, pretende apenas explorar a possibilidade de estabelecer uma relação entre os dois aspetos, de forma a que qualquer pessoa possa tecer um juízo pessoal sobre a questão.
Opinião de Leitores:
Artista e Designer
Inês Antunes
Bruno Munari faz a distinção entre o artista - enquanto criativo dotado de liberdade total de expressão e cultura -, e o designer - que, ao contrário do artista, não tem um estilo pessoal exclusivo mas sim um estilo global que vai de encontro às necessidades do cliente, com preocupações estéticas mas também de utilidade; o designer deve ser dotado de uma cultura global e de uma prática interdisciplinar. Recomendo!
Resumo dos Resumos
Francisca Lacerda
Embora consiga distinguir claramente a diferença entre artista e designer, abre sempre uma boa hipótese de discussão neste assunto que cada vez mais tem e com razão a sua relevância, pelo que é sempre bom ter presente mais que um ponto de vista sobre os assuntos. É uma leitura fácil mesmo para quem não faz parte destes ramos. Um bom livro para introduzir estes temas para quem se inicia na área pois é bastante resumido e direto.
Recomendo
Mafalda Pinto
leitura essencial para quem gosta de refletir sobre arte e design. Recomendo a estudantes de qualquer uma das disciplinas.
Anotações: Ilustrado em extratexto com fotografias e pinturas a preto e branco sobre papel couché.
Titulo: Artista e Designer
Autor: Bruno Munari
Tradução. Gisela Moniz
Editora: Editorial Presença
Páginas: 133