Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Homem tem procurado saber, desde sempre, o que os animais, selvagens ou domésticos, compreendiam do seu meio-ambiente, isto é, se a experiencia lhes ensinava alguma coisa ou se, pelo contrário, o seu comportamento era apenas institivo e limitado ao património genético. Em alguns animais, como se sabe, chegam-se a encontrar reacções «inteligentes saídas de um mecanismo mental identicoao do ser humano. Darwin inclinava-se para esta tese mas Pavlov apenas via no comportamento dos ratos dos laboratórios respostas e estímulos e, hoje, a corrente cognitivista, dominada pela informática e pela inteligencia artificial, atribui aos animais um organismo que selecciona e trata a informação a fim de adaptar-se.
Ao descrever as proezas de abelhas, de pombos, de golfinhos, de gatos, de cães, etc., o autor faz o ponto da situação das pesquisas neste campo tão fascinante.
Especialista em psicologia comparada do homem e do animal, Jacques Vauclair refere, através de uma linguagem simples, a incrível variedade das experiências que visam estudar as capacidades de aprendizagem dos animais e as diferentes formas da sua inteligência.
Surgem, assim, respostas novas a duas grandes perguntas:
Como é que um animal apreende o seu meio ambiente físico e social?Consegue ele retirar ilações da experiência individual ou o seu comportamento é rígido e instintivo?
Os casos práticos analisados proporcionam grandes e maravilhosas surpresas.
Titulo: A Inteligência dos Animais
Autor: Jacques Vauclair
Tradução: Catarina Rocha Lima
Capa: A. Pedro
Editora: Livros do Brasil
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 241