Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Margarita e O Mestre é a última obra de Mikhaíl Bulgákov. O seu processo de criação foi extremamente conturbado, tendo as ideias iniciais surgido na primeira metade da década de 1920. Após incontáveis vicissitudes, o romance viria a ser concluído por volta de 1940 e publicado vinte e seis anos mais tarde. Inspirado pelos dois temas que marcavam a sociedade russa da época, uma campanha antirreligiosa acérrima e uma forte repressão da produção criativa livre, Bulgákov escreve uma obra que é, em termos de composição, um romance dentro do romance, onde espaços e ambientes se interpenetram com naturalidade. O romance interior, a história da crucificação de Jesus, escrito com um realismo rigoroso, comporta um significado universal e eterno do bem e do mal, da traição, da fidelidade e da tirania, temas que se reproduzem com um carácter mais concreto no romance de moldura - a realidade da grande capital da Rússia soviética, que o autor trata recorrendo a um realismo fantástico profundamente satírico e humorístico. Margarita e O Mestre viria a ser reeditado quinze vezes na Rússia e traduzido para cerca de 180 línguas.
Opinião de Leitores:
Incrível
Tiago Silva
Incrível, maravilhoso um marco na literatura russa, com um certo pacto faustico. Este livro começa com a chegada do Diabo a Moscovo e suas peripécias que mais tarde vão ligar-se ao Mestre e à Margarita personagens que dão título à obra. Margarita que é provavelmente uma das personagens mais fortes femininas da literatura russa. Um livro surrealista, um dos ajudantes do Diabo é um gato preto gigante, com vários momentos cómicos, cheio de emoção e um desfecho impressionante.
Absolutamente e Bizarramente Soberbo!!!
Luís Franco
O que é isto?! Simplesmente brilhante. Irónico, cómico, satírico e por cima de tudo moralizador!
Maravilhoso.
Carlos Brito
Que surpresa maravilhosa que foi este livro! É genial. Recomendo.
Mikhaíl Bulgákov, o mestre!
José Brazão
Uma excelente obra com um grande enredo. O final é surpreendente. Adorei.
Autor:
Mikhail Afanásievitch Bulgákov, nasceu a 15 de maio de 1891 em Kiev e faleceu a 10 de março de 1940 em Moscovo. Foi um escritor e dramaturgo russo da primeira metade do século XX. Seus trabalhos mais conhecidos são o romance Margarida e O Mestre (publicado postumamente em 1966 e 1967) e a novela satírica Coração de Cão (1925, publicado na Rússia apenas em 1987), na qual critica o regime soviético.
Outras Obras do Autor:
O Apartamento de Zoika (1921, 1927)
Os ovos fatais (1924), teatro
A Guarda Branca (1925)
Diabolíada ou Sataníada (1925)
Cadernos do Jovem Médico (1926)
Dias dos Turbin (1926)
Escrito sobre o punho da camisa (1926), sátira
Os Dias dos Trubins (1926), teatro
Ilha Vermelha (1928)
Fuga (1929), sátira
A Cabala dos Hipócritas (1929)
Neve escura (1936, 1967)
Adão e Eva (1931)
Ivan Vasilievich (1936)
Titulo: Margarita e O Mestre
Autor: Mikhail Bulgakov
Tradução: Jorge Feio
Editora. Circulo de Leitores
Páginas: 403