Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Anotações: Prémio Nobel de Literatura de 1976
Escrita em forma de diário, a história centra-se na vida de um jovem desempregado de nome Joseph, na sua relação com a mulher e os amigos, e na frustração que sente em viver em
Chicago e na espera da chamada para a guerra. Documento confessional e filosófico, este diário a súmula de todos os seus pensamentos, todas as suas reflexões. Termina com a convocação para a tropa, em plena Segunda Guerra Mundial, e com a expectativa de que a vida militar lhe venha a trazer algum alívio ao sofrimento.
Na Corda Bamba (Dangling Man) é considerado o romance de aprendizagem de Saul Bellow, que veio a ser Prémio Nobel e unanimemente considerado uma dos grandes romancistas americanos de todos os tempos
Críticas de Imprensa:
«Uma das mais honestas peças de testemunho da psicologia de toda uma geração que cresceu durante a Grande Depressão e a guerra.»
The New Yorker
«Neste imaginativo diário, que tem como cenário a cidade de Chicago num registo fresco e vívido, o autor desenhou o que para muitos parece ser um excecional retrato deles mesmos.»
The New York Times
«Um extraordinário primeiro romance.»
The Observer
Opinião de Leitor:
Liberdade VS Sociedade
Ana Filipa Sousa - Livreira Bertrand Leiria Shopping
Saul Bellow através do diário de Joseph leva-nos para a luta dos que tentam manter a sua liberdade individual numa sociedade opressiva que atormenta, que consume e desgasta pelas suas regras/normas impostas. Questionando a sua liberdade Joseph constata que «Os problemas, como a dor física, tornam-nos ativamente conscientes de que estamos vivos, e quando há poucas coisas na vida que levamos que nos agarrem, nos puxem e nos agitem, procuramos e estimamos os problemas, preferindo a perturbação ou a dor à indiferença.» Concluindo-se que o Homem não pode viver com os Outros, no entanto, também, não pode viver sozinho. A felicidade que tanto se almeja encontra-se nesta "corda bamba", onde facilmente se perde o equilíbrio.
Autor:
Saul Bellow, nasceu em Lachine, Montreal, 10 de junho de 1915 e faleceu em Brookline, 5 de abril de 2005. Foi um escritor judeu nascido no Canadá e naturalizado cidadão estadunidense.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1976. Premiado com o Guggenheim Fellowship e a Medalha Nacional de Artes. Também no ano de 1976 recebeu o Prémio Pulitzer na categoria de Ficção pela publicação de Humboldt's Gift (1975), romance em que descreve o percurso de um escritor de sucesso, Charlie Citrine, a quem falta talento.
Bellow dominou o cenário da ficção americana, em especial o do romance judeu-americano no pós-guerra. Seu trabalho expressa a ascensão da sensibilidade dos imigrantes judeus a um lugar de poder e visão na América urbana contemporânea, bem como a angústia moral daqueles que se viram como sobreviventes do Holocausto - como Sammler, herói de seu livro Mr. Sammler's Planet.
Anotações: Prémio Nobel de Literatura de 1976
Edição: 1º Edição 1977
Titulo: Na Corda Bamba
Autor: Saul Bellow
Tradução: Maria Adélia Silva Melo
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 192