Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Preço do conjunto
Livro: Inéditos e Dispersos
Volume II - Estudos Económico-Financeiros (1916-1928), Tomos I e II
Colecção: Ensaios e Documentos
Autor: António de Oliveira Salazar
Editora: Bertrand Editora
1998
Peso: 975 g
Estudos Económico-Financeiros (1916-1928)
Capa de brochura. Organização de Manuel Braga da Cruz. “Neste segundo volume de Inéditos e Dispersos, organizado em dois tomos, reúnem-se os estudos económico-financeiros, todos eles publicados por Salazar autonomamente ou em revistas e jornais. A começar pelos “Estudos de Economia Nacional” que apresentou aos concursos universitários que venceu: a Questão Cerealífera. O Trigo (Coimbra, Imprensa da Universidade, 1916) “trabalho de habilitação” para poder ser dispensado das provas de doutoramento, de acordo com a legislação em vigor, e O Ágio do Ouro, sua natureza e suas causas (1891-1915) (Coimbra, Imprensa da Universidade, 1916), que constitui a sua “dissertação de concurso” para assistente do Grupo de Ciências Económicas da Faculdade de Direito de Coimbra. E ainda alguns dos trabalhos académicos publicados no Boletim da Faculdade de Direito.
Inserem-se também neste volume as conferências que proferiu como especialista que era de questões económico-financeiras, porque professor reputado de Economia Política e de Finanças desde 1916, tais como a tese apresentada ao Congresso das Associações Comerciais e Industriais Portuguesas, em Lisboa, em Novembro de 1923, sobre a “redução das despesas públicas”, e a que proferiu em Coimbra, a convite da União Operária, a 18 de Março de 1928, sobre “Duas Economias”.
E ainda os trabalhos que elaborou, no âmbito da Comissão da Reforma do Sistema Tributário, a que presidiu, e para a qual foi nomeado pelo ministro das Finanças, Sinel de Cordes, em 24 de Julho de 1926, mas que só seriam publicados por si, já ministro, em 1928. E entrevistas e artigos que escreveu para revistas e para jornais, nomeadamente a entrevista ao Diário de Notícias, quando era Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra sobre a situação económico-financeira das Misericórdias no país e a série de artigos para as Novidades, sobre as Contas do Estado, entre 30 de Novembro de 1927 e 13 de Abril de 1928, que lhe haviam de valer o convite para a pasta das Finanças, de que tomaria posse a 28 de Abril de 1928.” Manuel Braga da Cruz
Livraria Alfarrabista Eu Ando A Ler
Compre de forma fácil, rápida e segura.
Contacte-nos, responda ao anúncio.
Entregas em mão em Lisboa oriental / Póvoa de Sta Iria.
Envios CTT em embalagem cuidada, custos com logística operacional e envio a cargo do comprador. Envio internacional disponível.
Pagamento por transferência bancária, depósito, PayPal, MBWAY ou vale postal.
Não realizamos envios à cobrança.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE Eu Ando A Ler
subscreva a nossa newsletter
Acompanhe a nossa actividade no Facebook e Instagram
Temos interesse em livros antigos ou manuseados, mapas, postais e outros papéis.