Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Observações
Diário de um sacerdote jesuíta, guardado durante mais de quarenta anos numa sala fechada de um hospital psiquiátrico de St. Louis Missouri, revela-nos através da escrita fascinante de Thomas B. Allen o mais bem documentado exorcismo da história. Esse mesmo que, noticiado em Agosto de 1949 pelo Washington Post, inspirou o então ainda estudante da Universidade de Georgetown, William Peter Blatty, a escrever o romance «O Exorcista».
Redigido por um dos padres responsáveis pelo bom sucesso do último dos exorcismos a um jovem de Mount Rainier, Maryland, «considerado possuído pela mão do demónio» segundo o título do Post o documento, embora essencial, foi apenas o ponto de partida das investigações de Tom Allen. Ele ouviu as testemunhas ainda vivas dos exorcismos feitos ao jovem, que de facto se desenrolaram ao longo dos meses: primeiro em Maryland, depois em Washington DC e, finalmente com êxito, em St. Louis. Neles participaram um ministro luterano, um sacederdote católico e, por fim, uma equipa de padres jesuítas.
A simples circunstância de Allen ter desenvolvido esses contactos sem qualquer apoio ou cobertura chega a ser arrepiante, ainda que absolutamente credível. Basta isso para lhe dizer que, ao ler este livro e você deve lê-lo , acabará por entender a verdade da velha máxima segundo a qual a realidade é, por vezes, bem mais estranha que a ficção.