WERTHER

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

WERTHER
Autor(a)
J. W. Goethe
Editora
Biblioteca visão - colecção novis
Género Literário
Desenvolvimento pessoal
Romance
Outro
Sinopse

«Werther» representa uma das obras mais embelemáticas, precursora do Romantismo, na referência de todo o enamoramento sem esperança. O jovem Werther sofre, desespera e descreve o seu amor impossível pela mulher que não consegue alcançar. Novela trágica e confessional por excelência, identifica o seu jovem autor, Johan Wolfgang von Goethe (1749-1832), logo aos 23 anos, como um dos grandes representantes da literatura do Romantismo.

 

EXCERTOS

“E tu, ó alma sensível que sofres dos mesmos pesares: que o teu coração dolorido encontre alívio na descrição das mágoas que ele sofreu e que este livro seja para ti um amigo, se, por impiedade da sorte, ou por tua própria culpa, te não for dado encontrar afeição mais real. 

Esta obra escrita em 1774 por Johann Wolfgang von Goethe - na época com 23 anos - veio a tornar-se pioneira da literatura do Romantismo. O autor formou-se em Direito, mas sempre manifestou interesse pelas artes, desenho e pintura, poesia, botânica e ciências naturais. De cariz autobiográfico, este é um romance escrito em forma de epístolas, endereçadas a Guilherme, um amigo do jovem Werther. São estas cartas confessionais de Werther que dão alento à sua paixão obsessiva por Carlota, uma mulher casada (na vida real, Goethe apaixona-se também por uma Carlota (Charlotte Buff), que era noiva de um seu colega advogado). Todavia, o seu amor não é correspondido e perante essa impossibilidade o seu descontentamento para com a vida flui melancolicamente e exasperadamente: «Carlota é sagrada para mim; todos os meus desejos se calam na sua presença. Junto dela perco toda a consciência de mim próprio…é como se a minha alma se espalhasse pelos nervos.» As personagens deste livro são escassas, e as que o autor dá a conhecer (as personagens secundárias são meramente referenciadas por uma letra maiúscula seguida de reticências) são Werther, Carlota, Alberto e Guilherme. Tal como é característico do Romantismo, a personagem Werther é dotada de um idealismo profundo; é um sonhador (mas é insone); o seu amor por Carlota é avassalador, absoluto, exagerado - e por isso ele sofre profundamente. Desde o início do romance, o leitor pressente um fim trágico (advertido pelo próprio autor – no frontispício – com uma nota ao leitor «(…) aos vossos olhos assomarão lágrimas de compaixão pelo seu triste destino.») e qual andarilho, para lá urgimos a chegar. A tragédia grega e suas características principais (Hybris, Anagnorisis, Pathos, Klímax, Cathársis, Katastrophé) estão todas presentes neste livro excepcional. A acrescentar e a sublinhar, o romance é acompanhado por uma introdução e notas de rodapé do próprio autor, e a poucas páginas finais, um editor troca de lugar com o jovem Werther… Werther é uma obra súmula de uma parte da vida de Goethe (se bem que não em total-parte baseada em factos reais) – a de jovem apaixonado -, e o leitor que toma conhecimento deste “pormenor”, lê e avalia o livro por um ângulo diferente. Livro obrigatório na biblioteca de qualquer bibliófilo.

Idioma
Português
Preço
9.99€
Estado do livro
Óptimo estado
Capa dura
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Area metropolitana Lisboa
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Filipa 14

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBWAY - transferência - numerário quando entrega em mãos