Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
Günter Grass - Prémio Nobel da Literatura '99
"Grass é um dos escritores mais inteligentes, mais contundentes que me foi dado ler na escrita contemporânea. Um homem rigoroso, preciso e polémico, que nunca se esquece que escrever é liberdade. Na sua palavra forte, na sua narrativa vigorosa, existe sempre o claríssimo lado da poesia."
- Maria Teresa Horta
No romance O Gato e o Rato, cuja composição foi objecto de trabalho de grande rigor, Grass revela-se como mestre da pequena forma, da música de câmara literária.
Com um olhar retrospectivo lançado ao ano de 1959, Pilenz conta-nos acerca do admirado e desprezado colega de turma Mahlke, na Danzig dos tempos da guerra, cuja maçã-de-adão maior do que o normal faz dele uma espécie de figura à margem. Mahlke era seguido, amado, invejado pelos seus colegas do liceu pela sua estranha postura em relação a Deus, à Virgem Maria e pela chave de parafusos que traz ao pescoço.
Mahlke trava um combate desesperado pela sua integração, pela colmatação da brecha existencial entre «Gato» e «Rato», e acabará por, na vitória, falhar.
Uma obra-prima onde a relação angustiada de um adolescente com o liceu se revela como representação radicalmente crítica da sociedade nacional-socialista da II Guerra Mundial.