Este livro está na lista de favoritos de 5 utilizadores.
Albert Camus - Prémio Nobel da Literatura '57
Falando de "Os Possessos", em 1955, por ocasião de uma homenagem prestada pela Rádio-Europa a Dostoiévski, Albert Camus declara:"Encontrei pela primeira vez esta obra quando tinha vinte anos e a perturbação que ela me causou ainda dura, vinte anos passados sobre esse choque inicial". Camus seria pois, ao longo da sua vida, um leitor permanente das obras de Dostoiévski.
Em 1937, ao pensar na sua peça "Calígula", chega a admitir dar-lhe o título de "o Jogador", nome de uma das obras do escritor russo. E, em Maio de 1938, encena e representa, no Théatre de l' Équipe, "Os Irmãos Karamázov".
Conhece-se, enfim, a importância que a leitura de "Os Possessos" teve para a concepção de alguns capítulos de "O Homem Revoltado". Culminando todo esse fascínio, Camus decide nos anos cinquenta adaptar ao teatro a obra-prima de Dostoiévski. "Os Possessos" estreia-se a 30 de Janeiro de 1959 e mantém-se em cena até Julho desse mesmo ano. Inicia depois uma carreira internacional: em Julho ainda exibir-se-á no célebre teatro La fenice, de Veneza; em Outubro, na cidade de Lausanne, na Suíça.