Alguma Coisa Negro (Edição Bilingue)

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Alguma Coisa Negro (Edição Bilingue)
Autor(a)
Jacques Roubaud, Pedro Mexia (Coord), Gonçalo M. Tavares (pref)
Editora
Tinta da China
Género Literário
Poesia
Sinopse

Edição Bilingue

Prefácio de Gonçalo M. Tavares
Pedro Mexia - Coordenador da Colecção de Poesia

«A morte de quem se ama não nos transformará em massa informe. Uma recusa, portanto. E é essa proeza, esse heroísmo primeiro que observamos em Alguma Coisa Negro, de Jacques Roubaud.»
Gonçalo M. Tavares, Prefácio

«Alguma Coisa Negro (1986) é um in memoriam dedicado à artista canadiana Alix Cléo Roubaud, falecida aos 31 anos com uma embolia pulmonar.

O seu viúvo, Jacques Roubaud, enfrenta uma afasia depressiva, e inventa fórmulas elegíacas que não as tradicionais (‘evocação, imprecação, futuro anterior’). A linguagem quer ir muito além de um banal ‘onde estás?’, ao mesmo tempo que contesta a incomunicabilidade entre emoção e experimentalismo.

Em nove sequências com nove poemas de nove estrofes (herança das matemáticas, que o poeta estudou e ensinou, e dos constrangimentos formais tão apreciados pela confraria OuLiPo), o monólogo transforma‑se em diálogo virtual, hipotético.

Roubaud formula proposições teóricas, meditações melancólicas, enquanto concebe outros mundos, possíveis ou ficcionais. A vida continua, a escuridão continua. E continua tudo o que Alix deixou: cartas, diários, gravações, fotografias, auto‑retratos. Imagens materiais e imagens mentais que unem os vivos e os mortos ou que os afastam mais ainda.»
Pedro Mexia

Idioma
Português
Preço
10.50€
Estado do livro
Posso enviar mais fotos por WhatsApp, Facebook ou email
Portes Incluídos
Aceita troca
Possibilidade de entrega em mãos: Coimbra
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a