Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Entre 1940 e 1943, os generais de Roosevelt, Hitler e Churchill elaboraram dezenas de planos para a ocupação dos Açores que em 1941, era aparentemente inevitável. A importância estratégica do arquipélago quase levou à ruptura de pactos e tratados e chegou a provocar a concentração de tropas para proceder à sua ocupação em 48 horas.
Entretanto, Salazar (a quem Churchill considerava "intolerável") manobrava nas três frentes, de modo a salvaguardar a soberania do império português. Como conseguiu esquivar-se aos desígnios das grandes potências beligerantes? Por que não foram afinal invadidos e ocupados os Açores? Como se desenvolveu toda a complexa intriga que envolveu a neutralidade de Portugal na Il Guerra Mundial?
O relato detalhado, documentos inéditos e as mais inesperadas revelações deste episódio são apresentados neste novo e empolgante livro de José Freire Antunes, resultado das exaustivas investigações a que procedeu junto dos arquivos norte-americanos e em que a verdade histórica nos surpreende a cada momento.