Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Balzac oferece-nos um retrato devastador da vida de uma mulher presa e vencida pelo casamento devido às restrições sociais impostas às esposas, subjugadas pelos seus deveres sociais e familiares, que as compelem a viver colocando o dever acima da felicidade.
Julie D’Aiglemont é a protagonista da história, que se estende por 25 anos. Em jovem, casa com o Marquês d’Aiglemont, que rapidamente trai as suas fantasias românticas. Julie é uma mulher inteligente e sensível, unida a um homem cujos talentos medíocres são apenas dissimulados pela sua posição e riqueza.
A vida futura da marquesa toma lugar na luta entre o sentido do dever e o desejo de felicidade. Enquanto o Marquês não conseguia compreender a tristeza da sua esposa, Lord Grenville, um nobre e médico inglês, conseguiu curar a neurose de Julie e ganhar o seu afeto.
Julie enganaria novamente o seu marido com o embaixador Félix Vandenesse após a morte de Lord Grenville e anos de luto. Ela também negligencia Hélène, a filha que tinha com o Marquês d’Aiglemont, cada vez mais, que nunca acabaria por perdoar a sua mãe.