Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Explorando criteriosamente as várias condicionantes, Liliana Reis suscita pontos fundamentais no momento de fluxo em que nos encontramos. Pode a UE manter-se meramente no atual arranjo? Pode a UE sobreviver a prazo, com tamanhas incongruências, e sem o necessário reforço das capacidades militares comuns, incluindo as industriais?
Por outro lado, é fundamental não perder de vista que durante cerca de setenta anos a segurança europeia foi garantida pela supremacia militar dos Estados Unidos, existindo agora uma evidente necessidade de um maior esforço de burden-sharing entre os dois lados do Atlântico, isto é, uma complementaridade de nível superior no seio daquele que continua a ser o mais importante eixo aliado no sistema internacional.
Não se descortinam respostas fáceis para todo este amplo espectro de problemáticas, pelo que tanto o esforço de clarificação do modelo securitário da UE, como a avaliação dos seus constrangimentos e limites na atual conjuntura se torna imperiosa. Este é um dos méritos mais visíveis e assinaláveis do contributo que aqui nos é oferecido.
Livro maior que o tamanho standard, grosso (cerca de 543 páginas) e de capa fina. Nunca foi lido ou utilizado.