Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A ÉPICA E GLORIOSA HISTÓRIA DOS PORTUGUESES
1400-1668
No início do século XV, quando começou a expansão marítima, o conceito de governação continuava colado ao poder exercido pelo rei. A igreja, as ordens militares e a alta nobreza controlavam o país e a maioria das cidades. As instituições financeiras resumiam-se a empréstimos privados de dinheiro. As forças armadas continuavam a ser um tributo cobrado à nobreza e aos seus servidores.
Durante o processo da expansão marítima, o Estado tentou aumentar e desenvolver a sua capacidade de gerir uma empresa de dimensões globais. No entanto, para compreender a história do imperialismo português, é essencial perceber que falhou a transição para um modelo de Estado moderno, profissional e burocrático. O império perpetuou-se não graças à capacidade do país para mobilizar os recursos do Estado ou o capital privado, mas à custa das atividades desenvolvidas pelas pessoas, que criaram uma nova identidade portuguesa nas zonas remotas do mundo.
O objetivo deste livro é analisar a expansão portuguesa num contexto mais abrangente do que o tradicional. O leitor dirá se isso foi conseguido."