Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Já algum dia montou uma peça de mobiliário comprado no IKEA? Se o fez, sabe que às vezes a montagem é um exasperante quebra-cabeças. Na verdade, porém, o facto de montá-la muda-lhe completamente a percepção da peça que tem em frente. Em vez de ver (por exemplo) um armário baratucho, acha que está a olhar para uma obra de arte do design. Porquê? O "efeito IKEA" desafia toda a lógica, e ainda bem. O consumidor entretem-se, usa os neurónios (onde é que encaixa o raio do parafuso!?), compra barato, e ainda por cima fica contente com o resultado. É aquilo a que o cientista social Dan Ariely chama de O Lado Bom da Irracionalidade. No seu novo livro - que sucede ao bestseller internacional Previsivelmente Irracional - o autor retoma alguns temas do primeiro livro, para a partir daí rumar para novas e fascinantes experiências no campo da economia comportamental. Na obra anterior o autor focava-se nas consequências nefastas de agir irracionalmente (sobretudo ao tomar decisões). Nesta observa como alguns comportamentos ilógicos são na verdade benéficos para nós - a nível profissional e pessoal. Ao explorar a falibilidade da natureza humana, O Lado bom da Irracionalidade oferece-nos uma surpreendente ferramenta para a auto-transformação - pois as "falhas" do nosso sistema, quando entendidas, podem jogar a nosso favor.