Amadis de Gaula

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Amadis de Gaula
Autor(a)
N/D
Editora
Seara Nova
Género Literário
Romance
Outro
Sinopse

Textos Literários - Amadis de Gaula.

Seleção, tradução e prefácio de Rodrigues Lapa.

Estas são as fantásticas aventuras do cavaleiro Amadis de Gaula e da sua amada Oriana. Odiado pelo mago Arcalaus e protegido pela misteriosa Urganda, Amadis terá de encontrar o seu lugar no Mundo e lutar pela justiça.
Um romance de fantasia medieval, absolutamente seminal para a história da ficção Ibérica, tal como ciclo do Graal do Rei Artur o é para Inglaterra.
Amadis de Gaula é uma obra marcante do ciclo de novelas de cavalaria da Península Ibérica do século XVI. 

 Apesar de se saber que a obra existe desde, pelo menos, o século XIV, a versão definitiva mais antiga, atualmente conhecida, é a de Garci Rodríguez de Montalvo, impressa em língua castelhana em 1496, provavelmente (a edição mais antiga conservada é de 1508), e denominada Los quatro libros de Amadís de Gaula. Tudo indica, contudo, que a versão original era portuguesa e muito anterior. O próprio Montalvo reconhece ter emendado os três primeiros livros e ser apenas autor do quarto. A versão original de Amadis de Gaula tem sido atribuída a vários autores portugueses. A crónica de Gomes Eanes de Azurara, escrita em 1454 menciona como seu autor um tal de Vasco de Lobeira, que tinha sido armado cavaleiro na batalha de aljubarrota. No entanto, outras fontes indicam que o autor teria sido João de Lobeira.Seja como for, a única versão completa é a de Montalvo, que constituiu um enorme êxito em toda a Europa, sendo traduzida para as principais línguas da Europa ocidental, além dos originais castelhano e português.

A obra Amadis de Gaula, depois de uma introdução em que se afirma que foi encontrada num baú enterrado, se inicia com o relato dos amores furtivos entre o Rei D. Perion de Gaula e a Infanta D. Elisena da Bretanha, que deram lugar a uma criança abandonada numa barca. A criança, Amadis, é criada pelo cavaleiro Gandales. Mais tarde, Amadis vai em busca das suas verdadeiras origens, o que o leva a meter-se em fantásticas aventuras, sempre protegido pela feiticeira Urganda e perseguido pelo mago Arcalaus, o encantador. Atravessa o arco encantado dos leais amadores no centro da Ilha Firme, luta contra o terrível monstro Endriago, matando-o. Passa por todo o tipo de perigosas aventuras, pelo amor da sua amada Oriana, filha do Rei D. Lisuarte da Grã-Bretanha.

Dimensões: 19,5 X 12,6 cm; 108 páginas.

Idioma
Português
Preço
6.50€
Estado do livro
Com alguns sinais de uso/antiguidade; miolo em bom estado. Tem sublinhados e breves notas a tinta em 7 páginas correspondentes ao prefácio.
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Sesimbra
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

João Simões

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária; ou em dinheiro, no caso da entrega ocorrer em mãos.