Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Sandokan existiu? Mompracem é uma ilha verdadeira ou apenas uma fantasia salgariana? Estas (e outras) são perguntas que os leitores de Salgari — gerações inteiras de Itália — fizeram muitas vezes a si próprios sem nunca encontrarem uma resposta satisfatória. Um jornalista que viajou pelos países do Tigre da Malásia efectuou uma “averiguação” para responder a estas interrogações. A investigação que se desenrolou entre autênticos piratas modernos e barracudas, entre sultões petrolíferos e aventureiros de alto bordo, entre as selvas e caçadores de cabeças, levou o autor a interessantes “descobertas”.
O “verdadeiro” Sandokan, herói sem medo e sem piedade, indómito conhecedor do mar, é um dramático personagem que na realidade existiu, então fora da lei e hoje herói nacional do estado Bornéu do Sabah.
A ilha de Mompracem, o fantástico covil dos “Tigrotti” salgarianos, é a actual ilha de Keraman, a uma milha de distância de Labuan. Os outros lugares salgarianos constituem o cenário autêntico duma verdadeira “lenda” criada pela fantasia do escritor veronês que nunca os viu senão com os olhos da imaginação.
Giulio Raiola, jornalista e escritor, é conhecido pelo público apaixonado por história naval com algumas obras suas que apareceram em anos anteriores. Escreveu entre outros “Quelli de Betasom”, e um volume sobre submergíveis italianos na guerra, com o título “Uomini Dell’Atlantico”.
Na Capa: Kabir Bedi, intérprete do “Sandokan” televisivo.