Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O mundo da arte não pode ser visto como um domínio separado, uma margem absoluta, um território puro, acima ou ao lado do que seria o resto do mundo ou o mundo real.
Os valores transcendentes, puros ou críticos podem continuar e continuam a ser considerados ou reclamados como fundamento e finalidade da criação artística. Isso não impede que as obras de arte sejam necessariamente produzidas, distribuídas e consumidas no âmbito de um circuito cuja lógica depende, numa larga parte, de instâncias extra-artísticas.
O objectivo fundamental deste volume é contribuir para uma análise e discussão das relações entre as dinâmicas específicas dos processos de cria- ção artística e as lógicas económicas, políticas e comunicacionais mais gerais que regem o funcionamento das sociedades contemporâneas.
Para o efeito reúne-se um conjunto de textos que abordam este tema segundo diferentes dimensões, perspectivas e graus de generalidade, concentrando a atenção no domínio das artes plásticas.
Textos:
Alexandre Melo / Apresentação
Jean Baudrillard / De la Marchandise Absolue
Raymonde Moulin/ Le Marché et L'Histoire
Howard Becker / Distributing Art Works
Maria de Lourdes Lima dos Santos / Cultura, Aura e Mercado
Alexandre Melo / Entre o Global e o Local
Idalina Conde / Obra e Valor: A Questão da Relevância