Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição de 1972 das Edições 70
Tradução de Serafim Ferreira
Fazem parte deste livro uma selecção de textos de uma obra que, com toda a justiça, se denominou como “esse monumento do pensamento, Os Cadernos do Cárcere, de António Gramsci”.
No ponto máximo dos objectivos da luta pela qual Gramsci deu a sua vida, e dando corpo a todos eles, encontra-se a preocupação de conseguir realmente uma transformação do homem que faça de si mesmo um verdadeiro ser humano.
Mas um homem total e pleno apenas será possível quando, através das necessárias transformações económicas e sociais no seio da sociedade, cada um dos seus membros se converta num ser plenamente formado e consciente do ponto de vista cultural, quando conseguir dominar os fundamentos gerais e essenciais conquistados pelas ciências.
Para Gramsci, todos os homens devem chegar a ser verdadeiros intelectuais, dado que mesmo o trabalho mais elementar exige a participação do pensamento. Por isso, o conjunto de textos que constituem este volume, aparentemente desiguais no seu conteúdo, foram escolhidos dentro do espírito do seu autor e sob o título exacto de A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS.