Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Octave Mirbeau : "Aos Padres, aos Soldados, aos Juízes, aos Homens, que educam, dirigem, governam os homens, dedico estas páginas de Matança e de Sangue."
Esta novela, constituída de um patchwork de textos anteriores, concebidos independentemente um do outro e tendo tonalidades extremamente diferentes, é um clássico da ficção decadente.
Divide-se em duas partes muito distintas. A primeira parte é uma caricatura do sistema político da Terceira República e uma crítica mordaz e direta a sociedade francesa da "Belle Époque".
A segunda parte decorre na China, num contexto de selvajaria: o Jardim dos Suplícios da penitenciária de Cantão. A descrição das torturas executadas ao ar livre, no meio dum bosque e à vista dos turistas, contrasta com a beleza das flores que crescem no jardim : "Aqui é no meio das flores que se erguemos instrumentos de tortura e morte." Aquilo que inicialmente parece ser um paraíso terrestre, é, na verdade, o inferno. O inferno das sociedades opressivas e sanguinárias. O inferno da condição humana submissa à "lei do homicídio.