Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Edição Teorema de 2006
Tradução de Telma Costa
Alguma vez se evoca a sexualidade de Joana D’Arc? Será necessário repetir que a “raça judaica” é um mosaico de culturas, de línguas e de ritos religiosos? Podemos ignorar a destruição e as mortes provocadas pelos bombardeamentos anglo-saxónicos durante a última guerra mundial?
Nada é mais mutável e caprichoso do que a parte relativa de sombra e de luz da História. Os dogmas ideológicos, republicanos ou religiosos engendram silêncios, mentiras, esquecimentos, e criam tabus invencíveis.
Marc Ferro identifica cem erros, meias-verdades ou falsificações, e explora, entre outros, o mais sombrio dos enigmas contemporâneos: o massacre dos Romanov em Ekaterinbourg. Alguma vez se saberá a verdade? Estamos aqui perante o tabu absoluto.
Incisiva e provocatória, esta obra analisa o universo da mentira oficial sob uma luz apaixonante.
Marc Ferro é um dos maiores historiadores franceses. Embora se tenha especializado inicialmente na história soviética, com os anos viria a abrir o leque da sua investigação. Foi diretor da École des hautes études en sciences sociales e diretor da célebre revista dos Annales, cargo para o qual foi nomeado por Fernand Braudel.