Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Durante milhares de anos, a evolução da humanidade seguiu o mesmo padrão: sempre que era introduzida uma nova tecnologia (como o fogo, o arado, a roda ou a bússola), aumentava a prosperidade; passado pouco tempo, porém, as condições de vida voltavam ao ponto de partida. Porquê? O professor de Economia da Universidade de Brown, Oded Galor, esboçou a resposta ao criar a teoria unificada do crescimento, que hoje faz escola um pouco por todo o mundo. Segundo o pensador israelita, esse círculo vicioso progresso / estagnação só acabou com a Revolução Industrial.
Na altura, a diminuição da mão de obra infantil, o investimento na educação e o decréscimo na taxa de fecundidade levaram a um enriquecimento geral da população. Mas essa riqueza viria a ser distribuída de forma muito desigual, fruto de fatores históricos e geográficos quase tao antigos como as primeiras migrações do Homo sapiens. Até que chegamos ao presente.
A humanidade encontra-se numa nova encruzilhada, o progresso e o meio ambiente parecem ter entrado em rota de colisão. Oded Galor revela-se, no entanto, otimista. Numa escrita ágil e económica, o autor faz as contas a fecundidade, ao impacto da inovação e da diversidade, e prevê um futuro bem mais risonho do que o geralmente esperado