Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Trata-se da 2.ª edição, inserida na colecção «Horizonte», dirigida por Joel Serrão. Consiste numa versão reduzida a cerca de um quarto, com eliminação das notas, quadros cronológicos e bibliográficos, do texto L'Art dans la Société Portugaise au XXème Siècle que foi a tese do autor para obtenção do Diploma no Curso de Sociologia da Arte, orientada por Pierre Francastel. A tese debruçou-se sobre dois problemas históricos importantes da Arte em Portugal: 1.) Os atrasos de civilização e 2.) A dificuldade na internacionalização da Arte.
A presente edição, além de um capítulo dedicado aos anos 1974-1980, resultou numa revisão da primeira edição, com alterações à conclusão da obra.
José-Augusto França (n. 1922) catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa, membro da Academia das Ciências e antigo presidente da Academia Nacional de Belas Artes (1976-79) e do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (1976-80), membro honorário do Comité Internacional d’Histoire de l’Art e da Ordem dos Arquitectos, antigo membro do Comité du Patrimoine Mondial (UNESCO). É autor de numerosas obras sobre história e sociologia da cultura e da arte portuguesas desde 1956, e de obras de ficção literária desde 1949. Em 1967-1970, o Professor José-Augusto França foi responsável pela classificação da área histórica de Lisboa a preservar, e em 1992 foi-lhe atribuída a Medalha de Honra da Cidade.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 1980 (2.ª ed. revista e aumentada)
- Páginas: 83
- Dimensões: 18,6 x 12,5 cm