Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Meditações é a única obra de Marco Aurélio que chegou até nós. Composta por doze livros, em forma de máximas, apresenta reflexões marcadas pelo Estoicismo. Marco Aurélio considerava-se um cidadão do mundo. Para ele, a igualdade e a fraternidade entre os homens obrigavam a uma atenção constante aos atos sociais, a nunca censurar os deuses nem os seres humanos e a aceitar os acontecimentos como a expressão simples da lei do Universo.
Esta obra é o livro de um homem de ação, que procura a serenidade, indispensável à eficácia, mas também de um homem para o qual os atos humanos apenas possuem um valor profundo e duradouro se se enquadrarem na perspetiva do Todo do Universo e da comunidade de todos. Muito mais do que uma compilação de pensamentos filosóficos, Meditações é um manual de comportamento perfeitamente atual, que apela à reflexão sobre como podemos melhorar o nosso modo de vida e o nosso relacionamento com os outros.
Meditações reúne uma série de diários do imperador romano Marco Aurélio. Escritos para aperfeiçoamento pessoal, os textos revelam um verdadeiro líder que reflete sobre a autodisciplina, a humildade, a racionalidade e a natureza das emoções. O facto de ter escrito esta obra quando o império era fustigado por uma peste confere às suas reflexões um maior significado.
Ao registar os seus pensamentos, Marco Aurélio criou uma das maiores obras da filosofia estoica, que continua a ser admirada e consultada por líderes e pensadores da atualidade. Um guia intemporal sobre o poder da resiliência em tempos de adversidade.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 2019
- Páginas: 186
- Dimensões: 20,2 x 12,6 cm