Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
génio e a loucura
A angústia e os humores voláteis que muitas vezes associamos ao temperamento artístico e até descrevemos como a "loucura de génio" é, afinal, uma doença comum mas pouco conhecida.
Kay Jamison, uma psiquiatra a que também foi diagnosticado o mesmo tipo de desordem, explica num livro luminoso como muitos dos artistas que durante as suas vidas alternavam entre períodos de euforia e de melancolia sofriam afinal de uma doença neurológica, a doença bi-polar também conhecida por síndrome maníaco-depressivo.
Com base nos seus muitos anos de estudo como psiquiatra clínica e nas pesquisas que desenvolveu sobre estas desordens de humor, Kay Jamison revisita as vidas de criadores geniais como Van Gogh, Shelley, edgar Allan Poe, henri Melville, Shumann, Coleridge, Virginia Wool ou Lord Byron. A Vida deste último, que passou longas temporadas em Portugal, é mesmo discutida com considerável detalhe, revelando a autor fascinantes exemplos da complexa interacção entre hereditariedade, estado de espírito, temperamento, criatividade e trabalho político. Em Tocados Pelo Fogo, Kay Redfiled Jamison explora também os mais recentes avanços científicos em áreas como a genética, as neurociências e a psicofarmacologia para mostrar que existem fortes ligações biológicas entre esta doença e as alterações de temperamento a que está associada. Na verdade, a desordem bipolar continua a ser um mal quase desconhecido apesar de, como neste livro se demonstra percorrendo as histórias familiares de doenças psiquiátricas e de suicídios comuns a muitos escritores, artistas, compositores e políticos, ser surpreendentemente comum e poder ser transmitido geneticamente.