Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Numa perspectiva psicológica, o interesse da teoria reside nas ideias de que esta desenvolve sobre a criança, sobre a natureza do seu pensamento e sobre os estádios do seu desenvolvimento. Para quem necessita conhecer e estudar o desenvolvimento da criança, a teoria é útil para responder às questões de fundo: "Como pensa a criança?", "Como pensa nos diferentes estádios?". Contudo, Piaget, mais do que pela criança em si, interessou-se pela epistemologia. E como espistemólogo, também para ele as questões básicas foram as eternas perguntas sobre "O que é o conhecimento?" e "Como é que aprendemos?". Estudou o desenvolvimento da criança porque estava convencido ser este o melhor meio de responder às questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento dos adultos e sobre a história geral do conhecimento humano.
A perspectiva psicológica, por vezes, é suficiente para que os psicólogos que utilizam elementos da teoria de Piaget possam estudar as crianças. No entanto, para os que se preocupam com a educação, este estudo é muito limitado e pode conduzir a aplicações erradas da teoria. Os educadores devem compreender as ideias de Piaget, a natureza do conhecimento e sobre os mecanismos do seu desenvolvimento. Neste livro, estas ideias serão tratadas em função da orientação epistemológica do pensamento de Piaget, da sua perspectiva biológica e do seu construtivismo.
Trata-se de um livro simples, vivo e suficientemente profundo que, em linguagem acessível a quem quer que seja, pai, educador, professor, psicólogo ou estudioso, dá uma perspectiva nova para a aplicação prática da teoria de Piaget.
Obra indispensável para educadores e educação pré-primária.