Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Lénine trabalhou vários meses na preparação do livro Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás (A Crise no Nosso Partido). Estudou pormenorizadamente as actas do II Congresso do POSDR e as suas resoluções, as intervenções de cada delegado, os agrupamentos políticos formados no Congresso e os documentos do Comité Central e do Conselho do Partido. Nesta obra, e pela primeira vez na história do marxismo, Lénine criticou em todos os seus aspectos o oportunismo em questões de organização, sublinhando o perigo da subestimação da importância da organização para o movimento operário.
O livro de Lénine enfureceu os mencheviques. Plekhánov exigiu ao Comité Central que se dessolidarizasse desta obra, e os conciliadores do CC tentaram dificultar a sua publicação e difusão.
O livro Um Passo em Frente, Dois Passos Atrás, editado no estrangeiro, teve uma larga difusão entre os operários avançados da Rússia. A polícia encontrou exemplares do livro em detenções e buscas efectuadas em Moscovo, Petersburgo, Riga, Sarátov, Tula, Oriol, Ufá, Perm, Kostromá, Chtchigri, Chavli (província de Kovno), etc. A obra foi reeditada por Lénine na compilação Doze Anos, em 1907 (na capa figurava a data de 1908). Na nova edição, Lénine excluiu as alíneas j), l), m), n), p) e q), fez reduções noutras alíneas e introduziu algumas observações suplementares.