Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Jenny Marx foi uma mulher na sombra. Nada do que fez, disse ou sofreu em silêncio, foi suficiente para que ganhasse um lugar reconhecido no limbo da história feminina.
E, no entanto, a sua coragem, dedicação e espírito de sacrifício pela causa que acreditava ser a da libertação da humanidade foram exemplares e dignas de respeito.
Aos 29 anos renuncia à vida aristocrática alemã para se casar com aquele que foi o único homem da sua vida e pelo qual teve uma paixão invulnerável. Karl Marx, já então inimigo confesso da sociedade de classes, retributivo nos sentimentos, mas não na fidelidade, proporcionou-lhe uma vida marcada pela perseguição e o exílio, pela pobreza e pelas visitas às lojas de penhores, pela humilhação e por uma sequência de tragédias que acabaram por quebrá-la. Esta miséria, apenas pontuada por escassos momentos de alegria, quase sempre suportados pela generosidade financeira de Friedrich Engels, não a impediu de continuar a acreditar firmemente nas ideias do seu marido e de batalhar por elas.
H.F.Peters, alemão de origem, fugido ao nazismo, ensinou em universidades de Inglaterra e dos Estados Unidos, e é também autor de biografias do poeta Rilke, de Nietzsche e de Lou Andreas Salomé.
Se pretender o envio registado, solicite-me (+2.50€).
Contacte-me para o efeito:
lmffsantos@gmail.com ou 967879761 (Whatsapp e MBWay)
(Luis Santos / LuisXXI)