Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Manuel Frias Martins é actualmente professor Auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa. É autor de, entre outros trabalhos, "Sombras e Transparências da Literatura" (Imprensa Nacional), "Herberto Helder - Um Silêncio de Bronze" (Livros Horizonte), "10 Anos de Poesia em Portugal (1974-1984) - Literatura de Uma Década" (Caminho).
A história de um estrato indefinido da obra literária corre em paralelo com as mudanças operadas nos padrões de pensamento de diferentes períodos da cultura humana. Independentemente das mudanças ou, melhor, assinalando estas pela confirmação de uma permanência, o pensamento literário sempre reconheceu a liberdade intrínseca da literatura pela força da presença de uma região silenciosa que através da linguagem se faz paradoalmente ouvir.
Desconhecido ou misterioso na sua força intransitiva, o indefinido revestiu-se de metáforas que o intimaram (intimam) pelo lugar de desconforto crítico que nele revia (revê) as condições da sua própria insuficiência explicativa da obra literária. "Matéria Negra" é mais um episódio no circuito (para alguns desesperante) de reconhecimento dessa figura cuja pertinência constantemente desafia os vários fatalismos linguísticos de uma transitividade apaziguadora de angústias, é certo, mas à custa de um apagamento da prórpia memória da literatura.
Se pretender envio com registo, solicite-me (+2.90€ para o efeito).
Contacte-me para o efeito:
lmffsantos@gmail.com ou 967879761 (Whatsapp e MBWay)
(Luis Santos / LuisXXI)