Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O PIOLHO VIAJANTE, divididas as viagens em mil e uma carapuças
Autor: António Manuel Policarpo da Silva
Editora: Estúdios Cor. 1973.
Encadernação editorial com ferros dourados e a seco na lombada e na pasta da frente. Bom exemplar. Encadernação em bom estado, miolo limpo e impecável.
Ortografia actualizada, prefácio, glossário e notas por João-Palma Ferreira.
Interessantíssima obra satírica, de grande importância para o conhecimento da sociedade portuguesa dos primeiros anos do século XIX, excelentemente estudada por João-Palma Ferreira no extenso prefácio a esta esmerada edição, que, além do texto integral da obra, apresenta um vasto conjunto de estampas a negro e a cores, nas páginas do texto e em separado, reproduzindo costumes da época.
A história, narrada por um piolho que viaja por 72 cabeças, as mais diversas, satiriza os costumes da sociedade portuguesa do final do século XVIII e início do século XIX. Lançada inicialmente em folhetos semanais anónimos, veio a ser reunida em volumes em 1821, com autoria atribuída a António Manuel Policarpo da Silva. Sucessivas reedições garantiram a permanência de sua popularidade em Portugal e no Brasil até meados de 1860, quando o livro começou a sair de circulação e a cair no esquecimento.