A Educação como processo auto-organizativo

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

A Educação como processo auto-organizativo
Autor(a)
Clara Costa Oliveira
Editora
Horizontes Pedagógicos
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Jovem Adulto
Livros Escolares
Livros práticos
Outro
Sinopse

Este trabalho resulta da investigação efectuada ao longo de oito anos sobre a compreensão dos fenómenos a que apelidamos de "aprendizagem", "conhecimento" e "educação". Estes fenómenos, bem como a linguagem conceptual que utilizamos para os descrever e os compreender, são aqui abordados à luz dos princípios lógico-formais do movimento científico da "auto-organização". Recorre-se a algumas teorias de várias áreas científicas inseridas neste movimento para a compreensão dos fenómenos de aprendizagem e de conhecimento. Esta abordagem refere-se aos vários níveis dos organismos, desde as células aos sistemas (auto)observadores. Pretende-se compreender a continuidade e a descontinuidade existente entre os vários níveis de organização viva. Os fenómenos educativos são aqui considerados fenómenos que ocorrem por observação de fenómenos de aprendizagem. Assim sendo, fenómenos educativos dizem respeito aos organismos observadores, ou auto-observadores. Considera-se, por outro lado, que os actos observacionais não podem ser compreendidos sem serem integrados na produção da existência orgânica dos observadores, onde se incluem as suas crenças, as suas emoções e os seus sentimentos, além da actividade noética. Na parte terminal deste trabalho aborda-se a linguagem humana como ferramenta comunicacional entre sistemas (auto)observadores. Defende-se a possibilidade de flexibilizar e de transformar padrões linguístico-comportamentais pelo pronunciamento enactivo de metáforas. Na mesma linha de raciocínio, avança-se com breves propostas de alteração das perspectivas de aprendizagem-educação no âmbito escolar, na educação permanente e comunitária de adultos, e no domínio formal das explicações científicas. Apresenta-se também um glossário com cerca de cento e cinquenta vocábulos. CLARA COSTA OLIVEIRA é licenciada em Filosofia e mestre em Epistemologia e Filosofia do Conhecimento pela Universidade Católica. É professora auxiliar de Pedagogia no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Instituto Piaget

Fundamentos Teóricos para uma educação permanente e comunitária

ano de 1999

370 páginas

 

 

Idioma
Português
Preço
12.50€
Estado do livro
usado como novo
tem um nome escrito na 1ª página ver foto
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Santarém
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

MargaridaLivros

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: por transferência bancária ou por Paypal como amigo