Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Data de há muito a lenda negra que pesa sobre a Idade Média, esse "sono dos séculos", como lhe chamou um historiador positivista do século passado. Só de há algumas escassas dezenas de anos a esta parte se levantou o véu sobre aquele longo período da história da Humanidade, tendo os historiadores modernos repudiado vigorosamente as opiniões até então vigentes sobre o assunto.
Henri Pirenne é, justamente, um desses historiadores que se debruçaram sobre a Idade Média com novos olhos, nela divisando os fundamentos sobre que assentaria toda a futura história económica e política da Europa.
O grande historiador belga nasceu em 1862 e morreu em 1935, tendo deixado uma obra vastíssima, que pode considerar-se como das mais sérias contribuições à história da Europa, particularmente no que se refere à sua história económica.
Em, As Cidades da Idade Média, Pirenne estuda um aspecto particular dessa época que tanto o interessou. No entanto, como o próprio autor avisa, esse restrito sector que é a vida urbana da Idade Média transcende-o Pirenne largamente, chegando o livro a assumir as feições de um breve panorama da vida quotidiana, nos seus aspectos económicos, sociais, culturais, etc., das populações medievais da Europa.
Livro de bolso