Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Gostofrio é o lugar do Barroso, ilha entre montanhas, para onde em quase exilio vai Maria José, professora em início de carreira. O seu encontro com Lua, ex-companheira de colégio e candidata ao curso de enfermagem e com Bino, o jovem padre filósofo, será o ponto de partida para a descoberta do mundo.
Zé e Lua tornar-se-ão a charneira de uma história feita de histó rias de amor, sexo, cumplicidade, isolamento e partilha, por onde perpassam ecos de uma guerra em Africa, que se adivinha nova Alcácer-Quibir e de uma emigração forçada que despovoa os campos.
São os anos sessenta, o início dos conflitos sociais abertos, a constatação do isolamento insustentável do país e a tomada de consciência de outras formas de viver, cujos ecos chegam a Gostofrio pelas cartas dos que partiram e no cheiro a América trazido nas roupas usadas com que se vestem os miúdos da aldeia.
História actual sobre um passado recente e ainda bem vivo na nossa memória simultaneamente, tal como Gostofrio, tão longe e tão perto de nós.