Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
ANOTAÇÕES AO PRESENTE. I Volume. *** Sebastião Ribeiro *** Lisboa: [Sem ind. de editor: presumível Edição do Autor], [Sem ind. de ano: 1969 (?)]. (Este livro foi executado nas Man. Vale Formoso – Porto). (19 x 12,5 cm.) com 261 + [3] pp. Capa flexível. Exemplar razoável. Capa com marcas de manuseamento, algumas manchas, levemente empoeirada e um pouco gasta na lombada e nas margens, que se encontram também um pouco amachucadas em alguns pontos. Apesar de tudo, de um modo geral, encontra-se ainda muito apresentável. Páginas em bom estado e limpas, embora apresentem um tom amarelecido, próprio do papel.
ANOTAÇÕES AO PRESENTE. II Volume. *** Sebastião Ribeiro *** Lisboa: [Sem ind. de editor: presumível Edição do Autor], [Sem ind. de ano: 1972 (?)]. (Execução Gráfica: Manufacturas Vale Formoso – Porto). (18,5 x 13 cm.) com 364 + [4] pp. Capa flexível. Exemplar razoável. Capa com marcas de manuseamento, pequenas manchas de acidez, um pouco empoeirada e algo gasta e amachucada nas margens e na extremidade inferior da lombada, que apresenta também discretos vincos de abertura. Apesar disso, de um modo geral, está ainda muito apresentável. Páginas globalmente bem conservadas e limpas, embora apresentem um tom amarelecido e algumas manchas de acidez (que se concentram sobretudo nas primeiras e nas últimas). Algumas folhas apresentam alguns vincos ligeiros, provavelmente devido ao facto de o livro ter sido fechado em algum momento com elas dobradas.
Primeira edição (ambos os volumes) desta obra com grande interesse memorialístico (especialmente para o período do Estado Novo, as figuras centrais do regime e, especialmente, a personalidade de Salazar), que foi apreendida pela PIDE (destino que tiveram vários outros livros e opúsculos do Autor, ele próprio também preso pela PIDE em mais do que uma ocasião). Natural de Podence, Macedo de Cavaleiros, foi um opositor à ditadura e ao Estado Novo, revelando sempre um espírito combativo. Foi também um ilustre advogado (companheiro de curso de Salazar na Universidade de Coimbra), tendo defendido Henrique Galvão e Humberto Delgado e manteve disputas severas com a sua Ordem. Revelou-se também um panfletário implacável, deixando um conjunto de opúsculos que dão notícia das várias polémicas e conflitos que travou com personalidades e instituições. Lê-se no início do II Volume: Aí vai o prometido segundo volume das Anotações ao Presente. Com ele se faz uma ligeira história da administração do dr. Oliveira Salazar durante os 36 anos da regência do país sob a sua direcção, munido de um poder absoluto em todos os sentidos. Salazar repudiou sempre a qualidade de político que lhe atribuíam. Na realidade, de política mostrou saber pouco, sendo perfeitamente dispensável a sua confissão. Mas não pode deixar de ser político quem administrara um Estado ainda que desastrosamente para a colectividade, em geral, e para cada um de nós, em particular.» (Índice nas imagens 3 e 4). Não muito vulgar, especialmente quando completo. *** Portes: envio gratuito em correio normal (tarifa especial para livros) * envio em correio registado: 1,70