Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
P de Precoce
("De pequenino se torce o pepino.")
para poder prevenir(-se);
P de Progressivo
("Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.")
para permitir uma progressão flexível e adaptada porque respeitando o real nível de desenvolvimento individual;
P de Positivo
para valorizar pequenos sucessos que fazem a diferença numa intervenção educativa aprazível, facilitadora da promoção das potencialidades de cada um no processo ensino-aprendizagem.
- Os 3P propõem-se estimular a aquisição de atitudes e estratégias que favoreçam uma relação comunicativa e uma linguagem verdadeiramente dialogante.
- A obra alerta para vários sinais aos quais devemos prestar uma maior atenção para garantir uma evolução harmoniosa de cada membro deste diálogo educativo.
- Ela oferece ainda uma reflexão aprofundada sobre a estimulação eficaz da estruturação espácio-temporal, da sequência lógica e da linguagem escrita; uma ênfase particular será dada à construção de quadros (tempo - aniversários - presença...), de ficheiros de imagens, de livros, de receitas culinárias, enfim, da animação do canto-biblioteca (da creche ao jardim de infância, de casa à escola, para crianças com ou sem NEE).
- Para facilitar a apreensão dos diversos conteúdos, a obra é ilustrada por um leque de fotos representativas.
- Em 3 anexos (em separado), serão fornecidos preciosos instrumentos de trabalho:
- uma checklist de desenvolvimento de comunicação e linguagem, do nascimento aos 3 anos;
- um guião de anamnese;
- uma proposta de ficha de inscrição para o jardim de infância.